Qualquer um já entrou em contato com uma empresa e recebeu uma resposta padrão fria. Nem ao menos somos chamados pelo nome. É Sr. Ou Sr.ª Cliente. A experiência deixa a impressão de que o estabelecimento não liga para você.
A rede de supermercados Tesco resolveu mostrar que se importa de verdade com os compradores. Um homem chamado Jackie reclamou da falta de iogurte de pêssego. Tinha tudo para ser ignorado. Em vez disso, a Tesco repôs o produto e colocou uma placa especial na gôndola de iogurte.
A placa chamava o Jackie pelo nome, avisava que o problema foi resolvido e deixava o contato do gerente para o caso de qualquer problema. Com certeza, esse cliente se sentiu especial e voltará mais vezes para as compras.
O aftermarket pode usar a mesma estratégia. Quando um cliente reclamar, se empenhe para resolver o problema e avise de forma agradável sobre a resolução. Seja deixando um aviso na prateleira, um telefonema ou um e-mail. Apenas não esqueça: o cliente tem nome e gosta de ser chamado por ele.