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Efeito dos amortecedores gastos na segurança
1. Efeito dos amortecedores gastos na segurança:

Sabendo que em condições normais um amortecedor pode comprimir-se e distender-se entre 5000 a 7000 vezes por quilómetro, é fácil calcular que, passados 100 000 quilómetros, os nossos amortecedores tenham efectuado entre 500 e 700 milhões de ciclos.
Depois de um tal número de ciclos, os componentes mecânicos dos amortecedores, bem como o óleo, estão gastos e precisam de ser substituídos para manter o desempenho adequado da unidade. Uma consequência directa de um amortecedor gasto é a perda de aderência à estrada, o que provoca uma série de efeitos directos que colocam o veículo em risco.

2. Como funcionam os amortecedores:

Teoricamente os amortecedores controlam os movimentos da suspensão de forma a manter os pneus do automóvel em contacto com o solo, independentemente do tipo de superfície apresentada.

Na prática, este processo é um pouco mais complexo e é necessário entender a constituição de um amortecedor. A parte superior de um amortecedor apresenta uma haste que está afixada ao chassis do automóvel e suporta o peso suspenso do veículo. Esta haste está ligada a um pistão que contém o óleo hidráulico e a passagem deste, através de válvulas, amortece o movimento de vibração da suspensão. É este movimento de vibração que garante a eficácia dos amortecedores.

Por outro lado, a parte inferior está presa ao eixo, próximo da roda e esta domina o peso não-suspenso do carro, o que permite manter a estabilidade na estrada.

Os amortecedores não absorvem impactos, as molas é que o fazem através de um sistema de compressão (quando o pistão se move para baixo, comprimindo o óleo hidráulico na câmara inferior) e de distensão (quando o pistão se move para cima, retendo o óleo hidráulico na parte superior).

Quando as rodas ultrapassam um determinado obstáculo na estrada, as molas balançam e repetem a oscilação por um período de tempo, mesmo depois de terem superado o obstáculo. Se os amortecedores estiverem em mau estado, isso significa que as rodas perdem o contacto com o terreno e embatem violentamente no solo, o que afetará consideravelmente a saúde das suas finanças.

Acompanhe sempre o estado dos seus amortecedores e faça uma revisão periódica a cada 20,000 km e substitua-os a cada 50,000 km.

Cuidados com a bomba de combustível
Função da vela de ignição
Filtro de ar
Você sabe a diferença entre peças genuínas(original) x peças de reposição x peças paralelas ?